Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

29 de abril de 2009

II Maratona PeriferArte (01.05.2009)


E aí, já tem o que fazer nesse feriado de 1° de maio? Não? Ah... então não perca tempo, pois a CuFA-MG-Udia está lhe convidando para uma ótima atividade. Tome nota: 2ª MARATONA PERIFERARTE. É isso aí, no primeiro dia de maio você poderá participar conosco desse evento sócio-cultural que preza, sobretudo, pela pluralidade. Basta conferir a programação para ver que, independente de suas preferência pessoais, pelo menos uma das atividades se encaixa em seu gosto. Além de uma pequena maratona (para o público infantil, juvenil e adulto), teremos diversas atividades: shows com diversos estilos musicais, apresentações culturais, performances, oficinas, sorteios, premiações e muitas outras atividades. Diz aí; está esperando o que? É só chegar, com toda a família, e interagir conosco nesse que tem tudo para ser um grande dia. É isso, o convite está feito!

A 2ª MARATONA PERIFERARTE é uma realização do Centro Cultural PeriferArte, que atua, principalmente, no bairro Canaã, em Uberlândia. Além dos encontros e atividades recreativas realizadas de tempos em tempos, o grupo tem uma atuação cotidiana através de outras atividades, das quais é possível destacar o "Projeto de Boxe", "Projeto de Reforço Escolar", "Projeto de Capoeira", "Projeto de Percussão em materiais recicláveis" e o "Projeto de Futebol". Nesse evento a CUFA-MG-Udia estará atuando como parceira do PeriferArte, oferecendo-lhe um suporte na gestão das atividades culturais.


II Maratona PeriferArte
01.05.2009

Póle esportivo do bairro Canaã

Rua Delos (esquina com Av.Judéia)

Das 9 às 17hs



Ler mais »

II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial


Por meio da Coafro e da Secretaria de Cultura a prefeitura do município de Uberlândia realizará, nos dias 01 e 02/05, na Câmara Municipal de Uberlândia, a "II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial".
Na ocasião irão participar o "Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra", diversas outras entidades do Movimento Negro Organizado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil. No dia 01/05 a Conferência será realizada às 19 horas e no dia 02/05, das 8h às 18h30.
A CUFA-MG-Udia, como não poderia deixar de ser, estará marcando presença!





Ler mais »

Vídeo Assalto [Cultural]

Vídeo experimental produzido pelo núcleo de produção audiovisual do grupo Por Nossa Conta. No vídeo, podemos acompanhar um pouco do trabalho de intervenção urbana realizado em Uberlândia pelo artista independente Arlen Costa.


Ler mais »

26 de abril de 2009

OrganismoRap


O grupo OrganismoRap, formado por Mc Robinho (ex Expressão Sonora – UDI) e Luizinho, iniciou suas atividades no ano de 2008. O grupo traz aos ouvintes letras conscientes, com informação e um swing diferenciado. Positividade parece ser a tônica desses rappers que, segundo eles próprios, descartam de suas músicas tudo aquilo que possa levar a uma “apologia ao crime e as drogas”.

Esses mineiros trabalham, no momento, com a produção do seu primeiro CD, “Dando a volta por cima”. A intenção é mostrar ao público – em particular aqueles que apreciam o rap e o tem como um importante elemento em suas vidas – que “com o rap [...] eles podem dar a volta por cima e conseguir realizar seus objetivos.”

O grupo tem se apresentado em vários eventos de Uberlândia e região. Além disso, participa de debates, palestras, oficinas e seminários ligados ao hip-hop e às políticas públicas para a periferia.

Esse é o OrganismoRap: “liberdade de expressão; expressão certa e consciente.”

Ler mais »

21 de abril de 2009

B.BOY INI-2009-BATALHA DE B.BOYS E POPPINGS.

B.BOY INI-2009.
Fotos-Sarinha.
Escrito por Cleiton Rocha- Kakko-




Graffiti



Neste final de semana a Igreja evangélica Sal da Terra da cidade de Uberlândia-Mg promoveu uma grande batalha de B. Boys, (B. BOY INI 2009).Esta batalha contou com diversas tribos de variadas faxas etárias de Uberlândia e Região, lotando o salão da Igreja.


Roda de b.boys,uma batalha de tirar o fôlego.

Final do Popping- Jhony- Balé de Rua.

Segundo o organizador do evento Pastor Orlando a cufa e fundamental para o desenvolvimento em parceria nestas ações, depois deste bate papo o Coordenador Geral da Cufa em Uberlândia Cleiton Rocha (Kakko) se predispôs a estar desenvolvendo com ele outras ações, tendo em vista que este evento tem um forte cunho de resgate sociocultural e de promover novos talentos nesta modalidade. Kakko Coord. cufa e Pastor Orlando organizador do evento

Algumas perguntas foram feitas para o publico presente, onde Cloudes Bernardelli ressaltou da importância de ações e eventos como estes para os jovens, adolescentes presentes, além de estarem praticando um esporte saudável, não estão envolvidos em atos ilícitos.
Ressalta também que a premiação era de suma para incentivar bailarinos a treinarem a cada dias mais e mostrarem acrobacias diferenciadas para levantar o publico presente e levar a premiação.
(A premiação em dinheiro foi de: R$700,00 - para as crews- R$100,00- Poppings -).

Crew de Uberlândia-Mg

O evento também contou com apresentações de rap, graffiti e muita animação do Dj, concretizando a proposta do evento.
Parabéns aos organizadores e a todo publico presentes no B. BOY INI 2009.
Ler mais »

16 de abril de 2009

DANÇA DE RUA: CORPOS PARA ALÉM DO MOVIMENTO


DANÇA DE RUA: CORPOS PARA ALÉM DO MOVIMENTO. Uberlândia 1970-2007

Autor: Rafael Guarato

Número de páginas : 238

Ano : 2008

Peso : 0.403

ISBN : 978-85-7078-205-2

Para comprar acesse: http://www.edufu.ufu.br



Utilizando-se de ricas fontes, entremeando depoimentos, imagens, referências de filmes e da imprensa escrita, consegue equilibrar a necessidade de distanciamento do historiador em relação a objetos muito próximos de seu convívio e paixão também necessária para expor com poesia os sentimentos, o movimento e a linguagem corporal presente na estética da dança.

O livro traz reflexões acerca das transformações estéticas e sócio-culturais na dança de rua ao longo de sua existência, abrangendo a importância de tal prática no cotidiano dos sujeitos que a praticam, suas imbricações com outras formas de dança e suas relações com os veículos de comunicação de massa. Bem como abrange discussões pertinentes ao hip hop, jazz, funk e street dance; por meio de uma nova e diferente forma de pesquisa em dança pelos caminhos traçados pela história cultural.

Sobre o autor: Rafael Guarato é Mestrando em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro dos seguintes conselhos: Conselho Municipal de Cultura de Uberlândia na área de Dança (CMCU) e Conselho do Instituto de História (COHIS) – UFU/MG. Atuou como membro titular da CAS – Comissão de Avaliação e Seleção dos Projetos inscritos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (2006/2007). Atua na condição de dançarino desde 1994 e coreógrafo em dança desde 1997, Com atuação relevante em trabalhos de jazz, dança de rua, b’boy e dança contemporânea. Pesquisador vinculado ao POPULIS (Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular , Imagem e Som). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural , atuando principalmente nos seguintes temas: hip hop, dança, indústria cultural, apropriação e cultura popular.

Ler mais »

6 de abril de 2009

CUFA INICIA AS OFICINAS DE BASQUETE DE RUA FEMININO



Nos dia 04 e 05 de abril 2009 iniciou-se, no Parque Municipal (região central de BH), as oficinas de Basquete de Rua Feminino, ministrada por Gilberto e Welbert. O professor Gilberto apresentou uma ótima aula onde passou diversos exercícios físicos com dinâmicas de integração além de fundamentos técnicos e didáticos para as iniciantes no esporte. A oficina atende cerca de 30 alunas de Belo Horizonte e região metropolitana, inscritas pelo site e por abordagens diretas em eventos culturais da cidade. As alunas demonstraram boa disposição e envolvimento com o trabalho, "adorei a idéia dessa oficina no centro da cidade espero em breve formar meu time e disputar os campeonatos realizados pela CUFA" , comentou a aluna Natália Guedes. Pode-se perceber também grande curiosidade e interesse dos visitantes do Parque para com o desenvolvimento das aulas.


As oficinas acontecem todos os sábados e domingos às 08:30hs na quadra esportiva do Parque Municipal e vão até o mês de junho em caráter experimental, podendo se estender até o fim do ano.

"Este projeto tem a intenção de formar novas atletas no Basquete de Rua e incentivar as jovens mulheres a prática sociocultural visando a maior diversidade no esporte por toda a cidade. Acreditamos que a partir dessa iniciativa o estado de Minas Gerais terá uma representação feminina nas competições realizadas pela CUFA Nacional no Basquete de Rua", afirma a Coordenadora do Projeto Flaviane Siqueira (Núcleo Maria Maria).

Esta ação conta com apoio do Departamento Administrativo do Parque Municipal, que cedeu a quadra para a realização das oficinas por intermédio da diretora Mônica.

Por Fane

Fotos: MT Ton




Ler mais »

3 de abril de 2009

Preto Zezé, meio ambiente e hip hop

Ao agir no sentido de mudar o cenário da periferia de Fortaleza através de projetos e ações socioculturais, Francisco José Pereira, mais conhecido por Preto Zezé, se projetou como liderança em sua comunidade. Deixaremos aqui um vídeo da participação de Preto Zezé – CUFA-Ceará – no “I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental”. Embora o registro seja de 2005, é importante para pensarmos uma série de questões.

B.
Comunicação CUFA-MG (Udia)



Ler mais »

2 de abril de 2009

Pesquisa...

Embora com um certo atraso, é importante fazer reverberar aqui, no nosso blog, o que alguns já devem ter visto por aí, em outras paisagens virtuais. Aconteceu que a CUFA (nacional) encomendou ao Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) uma pesquisa de cunho sócio-econômico que trouxesse uma configuração das condições de vida dos moradores das favelas cariocas. Por meio de procedimentos estatísticos os resultados apresentaram a maneira pela qual os moradores entendem as questões de moradia, educação, saúde, violência, ação policial e outras dimensões da vida em uma favela. A divulgação ocorreu por meio do jornal O Globo, no dia 23 de março.

Dentre as conclusões tiradas a partir da amostragem (1.074 entrevistados) é apresentado que os moradores afirmam viver em favelas com rede elétrica (98%), água encanada (97%) e esgotamento sanitário (94%). A grande maioria informa viver em ruas asfaltadas (77%) e em casas com numeração própria (89%). Dos entrevistados, 77% dizem morar em imóveis próprios e 46% têm acesso a computador. Ainda que os números apontem relativa qualidade de vida, é válido ressaltar que os problemas ainda continuam. Aliás, eles saltam aos olhos: 46% dos entrevistados consideram que vivem em condição inferior aos moradores do “asfalto”.


Para acessar a pesquisa completa recorra ao link abaixo:

http://www.cufa.org.br/in/materias/RELAToRIOPESQUISACUFA-IBPS.doc



codinome B.

Comunicação CUFA-MG (Udia)
Ler mais »

Notícias de uma guerra particular

Hoje deixaremos aqui mais um importante documento visual para pensarmos sobre os aspectos contemporâneos da sociedade brasileira. O documentário produzido em 1999, e dirigido por Kátia Lund e João Moreira Salles, traz à tona a vida em uma favela. Todos sabemos que existe o morro, seus traficantes, suas crianças, suas mulheres sofridas, seus trabalhadores, uma cultura rica etc. No entanto a obra vai além... Não acusando lados envolvidos, mas retratando a visão e os conflitos por múltiplos olhares.
Já é de costume. João Salles faz documentários sob uma ótica diferenciada, e ao fazer este tocou numa ferida exposta que a sociedade dita civilizada finge ignorar. Para filmar “Notícias de uma guerra particular”, João subiu o morro do Santa Marta e se aproximou de Márcio Amaro de Oliveira, um falante chefe do tráfico, garoto como milhares de outros dos morros cariocas, que sonhou um dia ser modelo e desenhista. Marcinho VP é um foragido da justiça. Durante um ano João Moreira Salles freqüentou a favela, no Rio de Janeiro, para viver como vive um morador do local, e lá pôde entrevistar e saber de pontos até desconhecidos do mundo que o documentário trata. A “guerra particular” a que o título se refere, extraído de uma frase do ex-capitão do BOPE Rodrigo Pimentel, é o combate sem trégua entre policiais e traficantes nas favelas cariocas.
“Notícias de uma guerra particular” mostra cenas reais e impressionantes como o garoto de dez anos que diz ter prazer em estar perto da morte, o policial que se orgulha em matar, e as crianças que sabem de cor os nomes das armas e suas siglas. Para finalizar, dois enterros: o de um bandido e o de um policial são expostos à risca - os parentes comovidos, conhecidos desentendidos, amores clamando por um fim e justiça.
Embora um pouco longo, vale a pena assisti-lo. Boa sessão!

codinome B.

Comunicação CUFA-MG (Udia)







Ler mais »

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.