Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

30 de maio de 2009

Roda Livre de Capoeira

Em Uberlândia acontece, todo último domingo de cada mês (e a mais de 20 meses!), na feira livre da Av. Monsenhor Eduardo, a Roda Livre de Capoeira. Trata-se de uma realização da ACCA (Associação Cultural Capoeria Abolição.

Este projeto tem o nome de "Curto Circuito". O evento conta com diversas apresentações dos jovens que participam do projeto, e traz atrações culturais além da capoeira.

O evento também conta com um belo café da manhã, regrado de muita fruta e amigaveis conversas para com todos os que prestigiam a roda.

Todos vocês estão convidados a participar de este evento, que foi feito para você.
Ler mais »

23 de maio de 2009

Etapa de Betim agita o Basquete de Rua

LIIBRA-MG: Etapa de Betim agita o Basquete de Rua e já indica os favoritos para etapa estadual
Por: MT Ton

O público marcou presença durante todo o dia em Betim

Em um grande evento integrado (Hip-Hop na Veia e Liibra - Etapa Municipal) na cidade de Betim no último dia 17/05, a equipe "Os Robervais", de Santa Luzia, venceu a Etapa de Betim da Liibra 2009, realizada neste final de semana, no bairro Angola, na região central da cidade de Betim. Com a vitória, o time de Santa Luzia assegurou vaga na LIIBRA estadual como um dos "Cabeças de Chave" na competição que acontecerá julho, em Contagem/MG, na Praça da Glória e reunirá cerca de 18 equipes do Estado.

Na modalidade feminina a equipe Master Streetball MG venceu a etapa em um jogo bem disputado contra a equipe Raça Forte na final e já iniciou a inclusão oficial das mulheres no Basquete de Rua feminino mineiro. Pela primeira vez MG terá uma representação de equipe feminina na LIIBRA Nacional. Para a jogadora da equipe campeã, Nivian Oliveira, o campeonato foi extremamente equilibrado. “Foi um campeonato muito disputado, emocionante e inédito pelo menos para a o Basquete de Rua feminino”, diz Nivian Oliviera.

Show do rapper GOG

A Etapa Municipal de Betim contou com a participação de dez equipes masculinas e 4 equipes femininas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante a competição, aconteceram atrações como arte em grafite, apresentações de skatistas mineiros, Mc e DJs e shows com o rapper GOG de Brasília e diversos grupos da cidade de Betim. Isso tudo articulado ao evento Hip-Hop na Veia, promovido pelo DJ Acoisa, que visa incentivar os grupos de Rap da cidade a doação de sangue numa ação muito bem elaborada e importante para a sociedade.

Para o Coordenador Geral da Central Única das Favelas (CUFA-BH), MT Ton, o evento deve ser entendido como um grande projeto sócio-cultural: “O basquete de rua e a cultura hip-hop são protagonizadores e promovedores da integração entre as comunidades”, resumiu.
Ler mais »

20 de maio de 2009

CRACK!, Na pedra a sociedade treme

Por Márcia Mendes

“BAK! Na pedra a sociedade treme” é a mostra fotográfica sobre o crack, organizada pela Central Única das Favelas – CUFA, exposta na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no início de maio. A mostra, composta por 16 obras, é resultado de três noites de vigília do comunicador e ativista social Manoel Soares, que registrou os bastidores da capital do Rio Grande do Sul, estado em que num único ano se consome mais de 24 toneladas de crack.

Banner da exposição “BAK! Na pedra a sociedade treme”, uma ação da CUFA no combate ao uso do crack.

A exposição é uma das ações realizadas pela CUFA no Movimento Contra o Crack, composto por campanhas como “Crack, ignorar é seu vício?”, realização de palestras, parcerias com órgãos públicos, promoção de reuniões e debates com pais e jovens, produção de coletânea de rap com o mote do crack, projetos como o “Aliança contra o crack” e outros de prevenção ao uso de crack. As ações estão sendo realizadas em várias cidades e há um planejamento para que novos projetos sejam implementados nas demais bases da CUFA no país ao longo desse ano.

Pedras de crack, droga derivada da cocaína que causa vício imediato


O crack é uma droga ilícita, um subproduto da cocaína, droga extraída das folhas da planta de coca, cultivada principalmente na América Latina. Apesar de consumida há séculos por povos indígenas, pré-incaicos e pré-colombianos, a droga só foi popularizada com propósitos médicos e recreativos a partir do final do século XIX.

Há cinco formas de consumo da cocaína: cheirar, injetar, beber (chá das folhas), mascar e fumar. O crack é a “versão” fumada, preparada a partir da cocaína em pó, dissolvida em um mistura de água destilada, amônia ou bicarbonato de sódio. Após fervida a solução, a parte sólida é separada e colocada para secar. O resultado é quebrado em pedaços, ou melhor, em pedras que apresentam coloração branca ou cor de canela e que pesam, em geral, de 1 a 5 gramas.

A escolha do nome “crack” se deve ao som de estalo que a pedra faz ao ser queimada. O crack atingiu públicos urbanos com renda. Os consumidores iniciais foram os moradores de rua e os usuários de drogas ilegais injetáveis. Com o crescimento de sua popularidade e seu baixo preço, o crack chegou às outras classes e hoje é mais consumido do que a cocaína injetável. Como o efeito do crack dura por um período curto de tempo, o usuário sente a necessidade de usá-lo por muitas vezes, tornando o vício cada vez maior. Minutos de “prazer” são seguidos de horas de novas buscas pela droga.

Muitas são as razões dessa preferência pelo crack, entre elas a diferença de valor entre as pedras e a cocaína em pó. O tempo de ação da droga, que leva de 10 a 15 segundos para surtir efeito, é um fator, já que a cocaína inicia sua atuação após 10 a 15 minutos. A duração dos efeitos do crack sobre o usuário é menor, de 5 a 15 minutos, mas a velocidade e a intensidade proporcionam um sentimento de compensação nos usuários. Há ainda a facilidade do uso, que substitui a seringa por cachimbos, muitas vezes improvisados com latinhas de refrigerante e outros objetos que possibilitem a queima das pedras.

Vários são os objetos utilizados ou adaptados na ruas durante o dia ou a noite para a queima das pedras de crack.

Ao consumir o crack, o usuário leva os vapores para os pulmões, e em seguida para a corrente sanguínea e para o cérebro. Em contato com o sistema nervoso central, a droga age diretamente sobre uma área do cérebro chamada área tegmental ventral, onde interfere em um neuro-transmissor químico chamado dopamina, que está ligado às respostas do corpo ao prazer.

Em contato com a droga, o usuário inicia sua “viagem”, em muitos casos sem volta, e começa a vivenciar sensações intensas. Entre as primeiras, denominadas “tuim”, surgem as impressões relâmpagos, caracterizadas pela euforia e bem-estar. Aparecem ainda a sensação de estar com maior aptidão física, o efeito energizado, alerta e mais sensível aos estímulos da visão, audição e tato. Aumentam o ritmo cardíaco e a pressão arterial. As pupilas se dilatam, há suor intenso, tremores, excitação, euforia, sensação de poder, aumento da auto-estima, inquietação, ansiedade, irritação e agressividade.

Os efeitos colaterais decorrentes do uso contínuo ou mesmo escasso do crack também são inúmeros, sendo físicos, psicológicos e sociais. Entre os efeitos físicos estão os problemas cardíacos, infarto, derrame, parada respiratória, congestão nasal, tosse, expectoração de muco negro, dor de cabeça e abdominal, náusea, perda de apetite, tontura, desmaio, perda de peso e palidez. São comuns ainda queimaduras nos lábios língua e rosto, em decorrência do uso do fogo durante a inalação. Além de hemorragia, alucinação, delírio, morte, indução de abortos, nascimentos prematuros e de bebês com cérebros menores que o considerado normal, entre outras deficiências.

Desestruturação da identidade, problemas com a auto-crítica e a moral, comportamento anti-social, paranóias, desenvolvimento de psicoses e dificuldade para estabelecer relações afetivas são algumas das sequelas psicológicas identificadas nos dependentes do crack.

As conseqüências sociais do crack são devastadoras, pois provoca nos usuários dependência imediata e agressiva, afastamento familiar, práticas criminosas e exclusão social. Um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pelo psiquiatra Félix Kessler, realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre, identificou que 40% a 50% dos internos em clínicas para tratamento de álcool e drogas são dependentes do crack. O estudo revelou ainda que a idade média desses usuários é de 31 anos e que 52% são de desempregados.

Alguns estudos estão sendo realizados com o objetivo de comprovar a relação entre o consumo do crack e o aumento da criminalidade em cidades brasileiras. A busca intensa e quase ininterrupta pela droga leva meninos e meninas a ingressarem na criminalidade, iniciando com pequenos furtos de dinheiro e objetos em casa, seguidos por atitudes mais radicais na rua. Há ainda crescente ligação entre a prostituição e o consumo do crack nas ruas de grandes cidades e mais recentemente no interior. Crianças, adolescentes e jovens se prostituem em troca de algumas pedras, tendo como um dos resultados o aparecimento nesses jovens de doenças sexualmente transmissíveis com o HIV.

Assim como em todas as relações de dependência, os usuários do crack encontram muitos obstáculos durante o tratamento e a recuperação. As reações no período de abstinência, conhecidas como crises, são diversas e incluem raiva, agitação, depressão, ansiedade, irritabilidade, necessidade de uso da droga, exaustão, vômitos, pupilas dilatadas, sensibilidade à luz, crises de choro, insônia, dores no corpo, tremores e diarreia. O convite para “curtir esta onda” pode chegar de maneira sedutora, mas os prejuízos sofridos e causados pelo consumo do crack e a grande luta para sair do vício só resultam em muitas perdas.
Ler mais »

19 de maio de 2009

Dia Municipal de Luta Contra Discriminação

Neste domingo, dia 17 de maio a CUFA-Udia esteve em uma cidade vizinha, Araguari, para prestigiar um evento que foi realizado pelo Centro de Referência Negra de Araguari, através da Prefeitura Municipal e Fundação Araguarina de Educação e Cultura, com apoio da Secretaria de Esportes. Segundo os organizadores, o objetivo central foi refletir sobre o Dia Municipal de Luta Contra Discriminação – seja contra a mulher, o negro, o portador de necessidades especiais, o idoso, o homossexual etc.

Foi um evento diversificado. Lá se reuniram grupos de rap, o Projeto Cultural AfriCapoeira, vários atletas do basquete de rua, o pessoal do projeto Talentos da Dança de Rua, além do público.

O próximo evento será novamente na Praça Getúlio Vargas, em Araguari, no dia 13 de junho (Sábado), das 13:00 às 18:00 horas. Desde já, todos estão convidados.
Ler mais »

12 de maio de 2009

CARAVANA DA ANISTIA

Nos dias 13, 14 e 15 de maio estará em Uberlândia a Caravana da Anistia que na Universidade Federal de Uberlândia – UFU receberá o Ministro da Justiça, Tarso Genro, e do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão. Na ocasião serão realizadas sessões de julgamento de processos de pessoas que tenham solicitado indenização do Estado, sessões em memória de homens e mulheres mortos pela repressão do governo militar, seminários culturais e de formação.

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça foi criada em 2001. Através deste órgão julgam-se os pedidos de anistia política e de reparação àqueles que foram perseguidos durante o regime militar no Brasil e que tiveram seus direitos cassados. A Caravana também abarca convergências com educação em direitos humanos e se propõe a percorrer, até 2010, todos os estados brasileiros para difundir o conhecimento histórico e procurar mobilizar a sociedade para o tema. É uma parceria do Ministério da Justiça com universidades, entidades, associações e ONG’s, e busca contribuir para o resgate, debate e reflexão sobre a história do país.

13/5

8h - Solenidade de Abertura, com presença do reitor, representante da Comissão de Anistia e autoridades

9h – Mesa-redonda “Justiça de Transição”

14/5

9h – Mesa-redonda “Tortura e Reparação”

10h - Sessão de memória e homenagem ao arcebispo dom Estevam e anistiados políticos (inclusive professores da UFU) com presença do ministro da Justiça Tarso Genro

14h - Sessão de julgamento da Comissão de Anistia

16h – Vídeo-debate do filme “Batismo de Sangue”

19h – Mesa-redonda “A Natureza do Regime”

15/05

19h - Sessão de julgamento da Comissão de Anistia

20h – Show musical no Mercado Municipal



Ler mais »

9 de maio de 2009

A CUFA BH- EM BETIM-MG


O público de Betim será contemplado com melhor basquete de Minas Gerais. A CUFA BH realiza no dia 17/05 a partir da 09:00 hs, apresentação de basquete de rua na arena externa Complexo Esportivo Divino Braga, na cidade de Betim/MG. Ao todo 15 equipes masculinas e femininas divididas em quatro grupos, comandaram a quadra ao som de muito Hip Hop com DJs e MCs, penteados Afro e muita Dança de Rua, como sempre empolgando o publico presente .

Além disso, a rapaziada do Rap da cidade vai invadir o palco da arena fazendo a festa no evento "Hip Hop na Veia", comandado pelo DJ ACoisa. A Pré Temporada Liibra é um aquecimento da etapa estadual da Liga Internacional de Basquete de Rua de MGque será realizada em Contagem nos dias 20 e 21 de Junho e tem a realização da CUFA - BH além de contar com a parceria da Prefeitura de Betim, SEEJ, DJ Acoisa e Hemominas.






Serviço: Pré - Temporada Liibra MG
Local: Complexo Esportivo Divino Braga (Proximo ao Betim Shopping)
Horário: das 09 Hrs Entrada Franca
Faça já a Inscrição da sua equipe pelo email cufabh@yahoo.com.br
Ler mais »

3 de maio de 2009

II-MARATONA PERIFEARTE-




II-MARATONA PERIFEARTE- APOIO CUFA-MG-UBERLÂNDIA

A Cufa-mg com base em Uberlândia - apoiou a II Maratona Perifearte, e o que não faltou foi muita ação e entretenimento com a população do bairro Canaã, desde apresentações de Rap, teatro infantil. Jogos de Futebol masculino e feminino, graffiti, corridas, dança de Rua, dentre outras ações.
O publico presente empolgou-se com a criançada na maratona, todos mostraram uma enorme capacidade de superação, mesmos com as peculiaridades vividas no bairro, crianças, jovens, adolescentes e adultos, revelaram ser grandes velocistas.
Wesley coordenador Cultural Cufa, Graffiti representando Cufa e a Liibra-Fazendo do nosso Jeito.

Criançada empolgada com os brinquedos.


Momento importante a interação de Pai e Filho, jogando Dama.
Dança de Rua do Projeto Maria-Maria Cufa-Minas do Hip-Hop


Brothers do Hip Hop
Dança de Rua e percussão Juntos e Misturados.



Teatro Infantil-Crianças do Bairro Canaã - perifearte.




Apresentações de Rap-Grupo Expressão Sonora.


Fazendo do nosso Jeito.
Ler mais »

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.