Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

17 de março de 2014

TERRA, O PLANETA DOS MACACOS!

Celso Athayde lança campanha contra o racismo e engaja milhares de pessoas na Semana do Macaco
Celso Athayde, fundador da CUFA – Central Única das Favelas, chamou a semana que estamos em “a Semana do Macaco” e encontrou uma forma bastante criativa e bem humorada de chamar à reflexão um tema polêmico na sociedade, o Racismo.

Comparando as semelhanças entre a diversidade racial dos macacos e a diversidade étnica dos homens, Celso chamou a atenção para o fato de haver na natureza macacos brancos, pretos, marrons, amarelos e vermelhos assim como há homens louros, negros, morenos e pardos, botando uma lente de aumento na constatação de que todos, brancos, indígenas ou negros, guardamos semelhanças com nossos ancestrais primatas, não havendo razão para a associação do animal apenas ao negro e, sobretudo, para os tristes cenários de racismo que ainda se observa no Brasil.  

Sucesso absoluto na internet, a campanha teve a adesão de milhares de pessoas que, em apoio, trocaram suas fotos de perfil pela de um macaco de características semelhantes às suas e utilizaram as hashtagas #SemanadoMacaco e #NaoaoRacismo . Ainda pelo caráter lúdico da proposta, a campanha teve um enorme apelo também entre as crianças que tiveram a chance de ser introduzidas ao tema de uma maneira bastante criativa e reflexiva.

Com o fim da Semana do Macaco, a campanha encerra-se neste domingo, dia 16/03, às 17horas, com uma grande celebração contra o racismo na Estrada Intendente Magalhães, Madureira-Campinho , Rio de Janeiro. Na festividade, que contará com um desfile da escola de samba Portela, os componentes prometem fazer um grande abraço no desfile e  se caracterizar como macacos, pintando seus rostos.

Mas se a campanha se encerra no domingo, a conscientização em favor da igualdade social segue firme na luta contra o racismo. Como desdobramento da campanha, os alunos da Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro, em Campo Grande, Rio de Janeiro, farão na próxima segunda-feira, 24/03, às 14 horas, uma exposição de suas “identidades primatas”, como resultado da pesquisa sobre macacos que tivessem aparência semelhante às suas, proposta pela Professora Verônica Marcílio, baseada na campanha #SemanaDoMacaco.

Segundo Athayde, "termina aqui a campanha #SemanaDoMacaco. Essa campanha trouxe algumas contribuições e reflexões. E tmbém inspirou algumas pessoas, como a professora Veronica Marcilio, q lança amanha o "Macacos me mordam " em sua escola. Nosso papel é esse , contribuir. O Papel do coletivo é mudar . Obrigado a todos q acreditaram , a todos que entenderam e sobre tudo aos que s incorporaram . Isso mostra indbitavelmente que é possivel mudar . Enquanto existir pessoas como vcs , que são capazes de se emocinar e dedicar algum tempo para pequenas lutas simbolicas, eu vou continuar crendo que o mundo tem jeito. Valeu a todos os conhecidos comoRene Silva Dudu Nobre Mv Bill Vivian Rodrigues Reis Helio de la Peña Ana Claudia Barros Guimarães e os tantos ex-desconhecidos que hj são tão queridos quanto os outros. acho que a minha forma de reconhecer e integrar todos os amigos é fazendo com que todos se divertiram conosco essa semana com a #SemanaDoMacaco compartilhem essa mensagem com uma frase que julgar importante. Fico por aqui e espero continuar perto de vcs . A minha frase será: " Ter participado dessa semana do macaco , me fez refletir e consolidar a idéia de que o combate ao racismo e papel de todos nós." 


Para mais informações sobre a Campanha do Macaco visite www.cufa.org.br 

Assessoria de Imprensa: Camila Nascimento – E-Mail: camilanascimento@fholding.com.br

Tel.: 36130306 e 78160560

0 comentários:

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.